O verdadeiro sentido da Páscoa

25.3.16

Olá pessoas!
"Não se faz mais páscoa como antigamente"
A verdadeira Páscoa foi instituída muito antes de Jesus Cristo vir ao mundo e foi criada para celebrar a libertação dos israelitas da escravidão de Faraó na terra do Egito. A Páscoa prefigurava o sacrifício de Cristo em nosso favor. É preciso compreender a relação da primeira páscoa com a instituição da Ceia por Cristo, quando Ele mesmo celebrou-a antes de ir à cruz como o sacrifício perfeito por nossos pecados.

A Páscoa foi instituída pelo Senhor ao anunciar a décima e última praga sobre o Egito: a morte dos primogênitos. Moisés é instruído por Deus sobre como realizar a Páscoa: cada família israelita teria que sacrificar um cordeiro e o sangue deste seria usado para molhar os umbrais das portas, pois à meia noite o anjo destruidor passaria ali (quem lembra do filme clássico de Moisés, que passava na Globo...).

Significado da palavra Páscoa:
A palavra Páscoa provém do termo hebraico pesach, que significa passagem. Esta festa judaica é comemorada por sete dias, tendo inicio no 15º dia do mês Nisan (o primeiro mês do calendário judaico).

Para quem não sabe eu sou CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, porém não tão praticante quanto antes. Para nós católicos a festa da Páscoa é muito importante, pois celebramos a morte e ressurreição de Cristo. Celebramos após a QUARESMA a última semana deste périodo com muito louvor e oração.

Significado da palavra Quaresma:
Período em que os fiéis cristãos devem permanecer por 40 dias em constante jejum e penitências.

Trazendo para o nosso tempo, a quaresma seria um jejum de algo que você mais faz/consome. Ex.: Vícios (celular, cigarro, bebida, pornografia), ou seja, tudo aquilo que você acredita que faz em bastante quantidade e quer mudar.

O dia da Páscoa foi estabelecido por decreto do Primeiro Concílio de Niceia (ano de 325 d.C), devendo ser celebrado sempre ao domingo após a primeira lua cheia do equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e outono (no Hemisfério Sul). Desde então a igreja católica celebra desta forma a Páscoa.

Símbolos da Páscoa Cristã:
Para um cristão de verdade os verdadeiros símbolos desta grande festa são: A Cruz que simboliza a vitória de Jesus sobre a morte, a salvação e a ressurreição; O Pão e vinho que na última ceia, Jesus disse que o pão era seu corpo e o vinho seu sangue. O pão e o vinho foram oferecidos aos seus discípulos. Eles representam a vida eterna; E por fim o Cordeiro, que é Jesus é o cordeiro de Deus, sacrificado para salvar toda a humanidade.

A Cruz da ressurreição
O Corpo e o Sangue de Cristo
                                                                                                                O cordeiro de Deus
 














Momento de reflexão: 
Não quero introduzir a minha religião no coração de ninguém, apenas estou mostrando o que de fato é a festa da Semana Santa. A festa que não se resume em três dias de feriado; em três dias para curtir a praia adoidado; em três dias para encher o bucho de comida e cachaça; em 4 dias de dar chocolate; em três dias de perguntar pro coelho que não é da páscoa o que ele traz para você. O feriado da SEMANA SANTA são três dias de REFLEXÃO; três dias de ORAÇÃO; três dias em que choramos e relembramos que CRISTO MORREU NA CRUZ PELOS NOSSOS PECADOS, no primeiro dia; três dias em que louvamos e agradecemos que CRISTO RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA E SUBIU AOS CÉUS E ESTÁ SENTADO A DIREITA DE DEUS PAI O TODO PODEROSO. Reflita sobre o que são os feriados cristão antes de usufruir deles. Você vai perceber que será muito mais feliz se souber o significado e acima de tudo RESPEITE.

Eu espero que tenham gostado, 
não esquece de participar do blogger
 e das demais redes sócias.

Veja também

0 comentários

Instagram

Facebook

You Tube